Sobre o projeto

Este banco de dados é fruto de um projeto de pesquisa que vem sendo realizado por pesquisadores e alunos do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. Tem por objetivo investigar, por meio de um processo estruturado de busca em bases eletrônicas de dados, o “estado da arte” da área da Avaliação.

Na primeira etapa da pesquisa, realizada ao longo de 2014, o projeto teve como meta registrar, organizar e analisar a publicação científica na área da Avaliação, no território brasileiro, no período de 2001 a 2014, de modo a oferecer subsídios a pesquisadores interessados em desvelar/aprofundar questões geradas neste campo de conhecimento. O resultado desse esforço foi a criação do banco eletrônico de dados disponibilizado neste site.

O grupo de pesquisa entende que este produto é um recurso dinâmico por oferecer a possibilidade de ser alimentado continuadamente, mesmo após a conclusão formal do projeto. Deste modo terá condições de subsidiar com informações específicas a produção de conhecimento científico na área da Avaliação.

A seleção dos artigos para inclusão nesta base de dados teve como critérios: a delimitação do campo de pesquisa à área da Educação e a existência dos vocábulos Educação e Avaliação dentre as palavras-chave dos artigos.

Para a segunda etapa da pesquisa, realizada em 2015, estabeleceu-se a troca de um dos critérios: o vocábulo avaliação e suas derivações deveriam aparecer no título do artigo.

Para cada etapa da pesquisa foi elaborado um relatório técnico pelos pesquisadores. Tais relatórios estão disponíveis na biblioteca do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio.